CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA LANÇAMENTO E ENTREGA DAS SEMENTES PARA O PROGRAMA OURO BRANCO

O Governo Municipal de Orós, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca, APAECE, EMATERCE, SDA, ADAGRI e UFCA, celebra o lançamento e entrega das sementes para o Programa Ouro Branco. Uma iniciativa que visa resgatar a grandiosa história do algodão em nosso município. Hoje, plantamos as sementes do futuro para colhermos juntos os frutos do desenvolvimento sustentável. Neste início do programa, estamos beneficiando 40 agricultores de diversas comunidades.

#Agricultura 24/01/2024 GABINETE DO PREFEITO LANÇAMENTO DO PROGRAMA VAMOS PLANTAR ORÓS

Ontem (23) foi um dia muito especial para o município de Orós! Foi lançado o programa "Vamos Plantar Orós 2024", que tem como objetivo fomentar a agricultura familiar em nossa região.

Sabemos que a agricultura é uma atividade fundamental em nossa região, e por isso estamos investindo em programas como este, que visam fortalecer a economia local e garantir a segurança alimentar da população. Afirmou o prefeito Zé Rubens.

#Agricultura 16/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA CONVOCAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES LOCAIS CADASTRADOS NO PRONAF À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE FORNECIMENTO DE ALIMEN

Convocamos os agricultores interessados na CHAMADA PÚBLICA 001/2024 do PAA em parceria com o MDS. Recurso disponível: R$ 129.943,18. Inscrições e documentação devem ser entregues de 16 a 26 de janeiro, das 07:00 às 12:00, na Secretaria Municipal do Trabalho. Documentos necessários: RG, CPF, folha resumo com NIS, cópia da DAP/CAF, comprovante de residência.

EDITAL - Nº 001/2024

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://oros.ce.gov.br/arquivos/1119/EDITAL_001_2024_0000001.pdf'></iframe>

#Agricultura 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA AGRICULTORES OROENSES RECEBEM 222 TÍTULOS DE PROPRIEDADES RURAIS

O Governo do Ceará juntamente com o Governo Municipal de Orós, através da secretaria municipal da agricultura, meio ambiente, aquicultura e pesca e o Idace realizaram entrega de títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária. Ao todo foram entregues 222 posses definitivas de terra.

O objetivo é assegurar aos produtores rurais o acesso ao crédito bancário e a outros benefícios, pois muitos proprietários não têm o documento da terra, isto é, o título de propriedade.

#Agricultura 26/07/2022 GABINETE DO PREFEITO ORÓS ATINGE NOTA MAXIMA NO IQM-2022

O município de Orós, atingiu a nota máxima (1,0) no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) edição 2022, esse índice é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. De acordo com o decreto que normatiza o índice, aos municípios que atendem aos critérios do IQM, são destinados 2% do ICMS.

Anualmente, os municípios se inscrevem no IQM e após atingirem os parâmetros exigidos são visitados por técnicos do Governo do Estado do Ceará para a apuração dos mesmos. O não cumprimento de um ou mais parâmetros implica ao município a nota zero(0).

A meta atingida mostra o compromisso com a gestão ambiental do município, que tem a frente a Secretaria de Agricultura, Meio ambiente, Aquicultura e Pesca.

#Agricultura 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA REALIZA ENTREGA DOS BOLETOS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 202

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca começou nesta terça-feira (04) a entrega dos boletos do programa Garantia Safra 2021/2022 (Os boletos poderão ser pagos até o dia 20 de janeiro) para os agricultores da sede e da zona rural do município de Orós.

O Garantia-Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. O benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, em caso de perda da safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal, nos 12 meses que antecederam à inscrição, não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais. Para ter direito aos recursos é necessário aderir ao programa, o que sempre é feito sempre antes da realização do plantio. O benefício só é liberado quando for decretada situação de emergência ou de calamidade pública (por parte do município) reconhecida pela Secretaria de Defesa Civil do Governo Federal.

Outra situação que garante direito ao benefício ocorre quando constatada perda de, pelo menos, 50% do plantio.

#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA PAGAMENTO DO BOLETO DO GARANTIA SAFRA

Informamos aos agricultores do município de Orós que estão inscritos no Garantia Safra 2020/2021, que os boletos já estão disponíveis na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca com vencimento prorrogado até 19/02/2021.

#Agricultura 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA ORÓS ENTREGA MAIS DE 30 TONELADAS DE SEMENTES SELECIONADAS

Mais de 30 toneladas de sementes do Programa Hora de Plantar foram entregues durante o dia 18 a 22 de Janeiro, em Orós, pelo Governo Municipal, administração O desenvolvimento continua, através da secretaria municipal da agricultura, meio ambiente, aquicultura e pesca beneficiando mais 750 agricultores .

O prefeito Zé Rubens destacou a importância de "começar cedo à distribuição para aproveitar as primeiras chuvas. A novidade este ano foi o local de distribuição pois possibilitou as pessoas a seguirem as orientações da OMS", destacou.


O Programa Hora de Plantar é uma parceria da gestão Pra Cuidar de Você, com o Governo do Ceará através da SDA - Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado e distribui sementes de milho híbrido e sorgo, selecionadas para agricultores, devidamente cadastrados no programa.

www.oros.ce.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 16:03:28